No âmbito do reforço das relações entre a República de Angola e o Estado do Qatar e da aproximação do sector empresarial de ambos os países, encontra-se em Doha, Qatar, uma delegação da Câmara de Comércio e Indústria de Angola (CCIA) chefiada pelo seu Presidente, Eng. Vicente Soares, para assinar, com a sua congênere do Qatar, um Memorando de Entendimento viabilizando a criação do Conselho Empresarial Conjunto cuja a formalização será na mesma ocasião.
A assinatura dos dois instrumentos jurídicos está agendada para o próximo dia 4 de fevereiro de 2025, nas instalações da Câmara de Comércio e Indústria do Qatar, e tem como objectivo estabelecer um quadro propício para o fortalecimento das trocas comerciais e a dinamização da cooperação empresarial entre Angola e o Qatar. Estes acordos visam também facilitar a identificação de oportunidades de negócios e a atracção de investimento privado para os dois países.
O Conselho Empresarial Angola-Qatar (CECAQ), instrumento responsável pela materialização do Memorando de Entendimento entre as Camaras Nacionais dos dois países. O CECAQ, que terá uma estrutura de direcção co-presidida, sendo a parte angolana representada pelo Engenheiro Antônio Henriques da Silva. Este conselho surge como um elo estratégico para facilitar o intercâmbio de negócios e investimentos entre os setores privados de Angola e do Qatar, promovendo um ambiente de cooperação mútua e crescimento económico sustentável.
A delegação angolana foi recebida no dia 2 de fevereiro de 2025 por S.E. António Coelho Ramos da Cruz, Embaixador Extraordinário e Plenipotenciário da República de Angola no Estado do Qatar, num encontro de cortesia e concertação.
O encontro contou com a presença de representantes de empresas privadas angolanas que actuam em diversos sectores estratégicos, como energia, agroindústria, infraestrutura, logística, tecnologia, banca, indústria, comércio e serviços, refletindo a diversidade e a capacidade do sector empresarial angolano na busca de novas oportunidades de investimento e cooperação internacional.
Destaca-se, ainda, a participação do Exmo. Sr. Manuel Francisco Pedro, Presidente do Conselho de Administração da Zona Econômica Especial Luanda-Bengo (ZEE), e da Exma. Dra. Edna Capalo, Diretora Nacional do Comércio, com propósito da promoção de parcerias empresariais e a captação de investimento directo privado.
A assinatura destes instrumentos representa um passo significativo no estreitamento das relações económicas entre Angola e o Qatar, criando um ambiente favorável para negócios e parcerias estratégicas entre os dois países.
Esta actividade enquadra-se no âmbito das comemorações dos 50 anos da Independência Nacional.