Angolanos Residentes no Qatar, comemoram os 50 anos de Inpendência de Angola.

Angolanos Residentes no Qatar, comemoram os 50 anos de Inpendência de Angola.

Angolanos Residentes no Qatar, comemoram os 50 anos de Inpendência de Angola.
2025-11-15 18:50:14

A Embaixada da República de Angola no Estado do Qatar, realizou, ontem, dia 14-11-2025,  uma cerimonia para celebrar os 50 anos de Independência de  Angola.

Sua Excelencia Embaixador António Coelho Ramos da Cruz, procedeu a abertura do acto, com a leitura de uma mensagem  dirigida à Comunidade de Angolanos residentes no Qatar, Corpo Diplomático Acreditado e Convidados.

Na sua intervenção António Ramos da Cruz, considerou as comemorações do 11 de Novembro, com uma oportunidade para uma profunda reflexão sobre o caminho percorrido e de afirmação do compromisso colectivo com a paz, desenvolvimento, a unidade nacional e o progresso de Angola, sendo que Angola, durante estes 50 anos,`` conheceu altos  e baixos, momentos dificeis e momentos de alegria, de guerra e de paz, de conflito e de reconciliação, mas sempre soube se reerguer e se reencontrar``.

As relaçoes entre a República de Angola e o Estado do Qatar, também mereceram reflexão durante o discurso, tendo as considerado como sendo boas ``apesar de ainda não alcançarem os niveis almejados, têm vindo a conhecer um dinamismo promissor, assente no respeito mútuo, amizade e na visão partilhada de cooperação para o desenvolvimento´´.

Ao dirigir-se à comunidade de Angolanos residentes, lembrou que ``Cada Angolano residente no exterior, é um potencial embaixador, pois veicula a identidade, a cultura, os valores e a imagem do nosso País, no seu meio social ou laboral´´.

     Durante o evento, foram projectados em tela gigante, vários videos instituciuonais sobre o processo histórico da luta de armada, que conduziu o país a independencia e  sobre a trajectória dos 50 anos de Independência. Doroteia Martinez, um talento músical com créditos firmados ao nível da comunidade, brindou os presentes com um espectáculo diversificado, intercalando temas do cancioneiro e da musica moderna de Angola.

Os momentos do corte do bolo, decorado com  a cores da bandeira de Angola, do entoar do Hino Nacional e do brinde em homenagem a Pátria, marcaram a cerimônia, pela forma efusiva como os presentes reagiram.

Viva Angola!

Viva os 50 anos da nossa Independencia!

 

SERVIÇOS DE COMUNICAÇÃO INSTITUCIONAL E IMPRENSA EMBAIXADA DA REPÚBLICA DE ANGOLA NO ESTADO DO QATAR