Assinatura de Memorando de Entendimento entre a Câmara de Comércio e Indústria de Angola e a Câmara de Comércio  e Indústria do Qatar

Assinatura de Memorando de Entendimento entre a Câmara de Comércio e Indústria de Angola e a Câmara de Comércio e Indústria do Qatar

Assinatura de Memorando de Entendimento entre a Câmara de Comércio e Indústria de Angola e a Câmara de Comércio  e Indústria do Qatar
2025-02-04 13:52:48

O Memorando de Entendimento entre a Câmara de Comércio Indústria de Angola e a Câmara de Comércio e Indústria do Qatar, foi assinado hoje pelo  Presidente da Câmara de Comércio e Industria de Angola, Engenheiro Vicente Soares e  Vice-Presidente da Câmara de Comércio e Indústria do Qatar Sr. Rashid Bin Hamad Al Athba. Este importante acto que ocorreu em  Doha, nas instalações da Câmara de Comércio e Indústria do Qatar, reforça as relações empresariais e de cooperação entre os dois países.

A assinatura deste memorando representa um passo muito importante para a promoção de laços empresariais mais robustos, facilitando o intercâmbio de informações, e fundamentalmente a operacionalização do Conselho de Negócios Angola-Qatar.

Ambos os países compartilham a visão de diversificar suas economias e fortalecer a cooperação em sectores estratégicos, como recursos minerais, infraestrutura, turismo, agricultura, indústria e comércio.

O Engenheiro Vicente Soares destacou que "este memorando não é apenas um documento, mas sim um veículo para a construção de parcerias sustentáveis que beneficiarão a diversificação da economia angolana impulsionando as relações empresariais entre os dois países. Acreditamos que o fortalecimento dos laços comerciais entre Angola e o Qatar abrirá novas oportunidades e fará avançar o desenvolvimento economico mútuo e convido a classe empresarial qatari a visitar Angola".

 

Por sua vez, o Vice-Presidente da Camara do Comércio e Indústria do Qatar reiterou a disposição do Qatar em trabalhar com Angola, enfatizando que "as duas nações possuem um grande potencial para expandir suas relações comerciais e de investimento, mas o volume de negócios esta muito a quem do potencial existente, encorajando as empresas qataris a deslocarem-se a Angola e em loco aproveitarem as oportunidades de investimento, manifestando o interese de enviar uma delegação empresarial composta por cerca de 50 empresários ao abrigo do Memorando, cabendo a parte angolana a criação de condições para o efeito.

A assinatura deste memorando não apenas solidifica as relações bilaterais, mas também promove um ambiente mais propício para investimentos e parcerias comerciais. Ambos os países estão comprometidos em fomentar um clima de negócios favorável e actrativo para investidores. Presenciou o acto o Embaixador Extraordinário e Plenipotenciário da República de Angola no Qatar, António Coelho Ramos da Cruz.