Sua Excelência António Coelho Ramos da Cruz, Embaixador Da Republica de Angola no Estado do Qatar, prestigiou, hoje, dia 21/10/2025, a Cerimónia Solene de Inauguração da Primeira Sessão Ordinária do Segundo Mandato, correspondente a 54ª Sessão Anual da Legislativo do Shura Council, órgão que detém o poder legislativo no Estado do Qatar. A Sessão foi presidida por Sua Alteza Emir Sheikh Tamim bin Hamad Al Thani (Chefe de Estado) do Qatar, presenciada pelos 45 membros que compõem o Conselho Legislativo, pelo I Ministro, Membros do Governo, Corpo Diplomático e Convidados.
A cerimónia de Inauguração das sessões Legislativas do Shura Counsil, tem como momento alto a leitura do discurso à nação, proferido por Sua Alteza Emir Sheikh Tamim bin Hamad Al Thani (Chefe de Estado) do Qatar. Durante o discurso Sua Alteza abordou sobre o crescimento económico e social do país, o envolvimento efectivo do Qatar na resolução dos problemas ao nível da liga Arab e Islamic UMMAH, a situação da Faixa de Gaza e sobre o papel importante que o Qatar, tem desempenhado na mediação e resolução de conflitos, e condenou "veementemente" os ataques de Israel e Irão, perpetrados contra o seu país, classificados com actos de traição e terrorismo.
O Shura Council é a mais alta instância legislativa da estrutura política do Qatar, com poderes para propor, aprovar e alterar leis, fiscalizar, questionar sobre as actividades do Executivo e lhe é reservado também, o poder de Aprovar o Orçamento Geral do Estado (OGE) e Supervisionar a sua aplicação.
Composto por 45 membros, sendo 30 decorrente de eleição directa e 15 indicados pelo Emir do Qatar, o Shura Coucil, cumpre mandatos de 4 anos, que podem ser prorrogados por decreto, em casos de necessidade extrema, e a sua extensão não pode exceder os 4 anos.
DOHA, 21 DE Outubro DE 2025.- SERVIÇOS DE COMUNICAÇÃO INSTITUCIONAL E IMPRENSA