Sua Excelência Embaixador *Téte António*, Ministro das Relações Exteriores, manteve, durante o fim de semana, *conversas telefónicas separadas* com Suas Excelências *Cheikh Mohammed bin Abdulrahman Al-Thani*,
Primeiro-Ministro e Ministro dos Negócios Estrangeiros do Estado do Qatar e, *Massad Boulos*, Enviado Especial dos Estados Unidos da América para África e Médio Oriente.
Nos dois contactos telefónicos, o *chefe da diplomacia angolana* procedeu, com os seus interlocutores, a uma análise profunda da *situação política e de segurança na República Democrática do Congo (RDC)*, com particular atenção para a crise persistente no Leste daquele país da África Central.
Durante a conversa com o *Cheikh Mohammed bin Abdulrahman Al-Thani*, o Ministro *Téte António* abordou questões relacionadas com o *reforço das relações bilaterais entre Angola e o Qatar*, assim como debruçou-se sobre assuntos ligados à *situação de paz e segurança na região*, com particular enfoque no Leste da RDC, reiterando a necessidade do diálogo como via essencial para a resolução do conflito.
Nesta conversa, as partes manifestaram convergência de posições quanto a necessidade do *apoio da República de Angola ao Processo de Doha*, enquanto mecanismo complementar aos esforços regionais e internacionais de pacificação.
Já com o Enviado Especial dos Estados Unidos da América para África e Médio Oriente, o *chefe da diplomacia angolana* e o Conselheiro *Massad Boulos* manifestaram preocupação face à situação prevalecente no terreno, *reiteraram a importância da procura de uma solução pacífica por via do diálogo*, bem como enfatizaram a necessidade da *plena implementação dos Acordos de Washington*.
De recordar que Sua Excelência *João Manuel Gonçalves Lourenço*, Presidente da República de Angola e Presidente da União Africana, recebeu, em menos de um mês (*28 de Dezembro de 2025* e *08 de Janeiro de 2026*), o seu homólogo da RDC, *Félix Antoine Tshisekedi Tshilombo*, que se deslocou a Luanda no âmbito do processo de paz em curso no seu país, reafirmando o papel de Angola como facilitador e parceiro activo na busca de soluções para a crise congolesa.
No comunicado final da última visita, *os dois Chefes de Estado destacaram a centralidade dos esforços diplomáticos em curso*, tendo sublinhado que os *Processos de Washington* e de *Doha* constituem instrumentos complementares e essenciais para a consolidação de uma solução duradoura para a crise no Leste da RDC, devendo ser sustentados pelo diálogo inclusivo e pelo respeito pelos compromissos assumidos pelas partes.
No mesmo comunicado, os dois Chefes de Estado reafirmaram ainda a *primazia da via política e diplomática na resolução dos conflitos na Região dos Grandes Lagos*, bem como a necessidade de uma coordenação estreita entre os actores regionais e os parceiros internacionais, com vista à promoção da paz, da segurança e do desenvolvimento sustentável.
A República de Angola reafirma, assim, a sua total disponibilidade para continuar a desempenhar um papel activo na promoção da paz, da estabilidade e do diálogo na Região dos Grandes Lagos, em estreita concertação com os seus parceiros regionais e internacionais.
*GABINETE DE COMUNICAÇÃO INSTITUCIONAL E IMPRENSA DO MINISTÉRIO DAS RELAÇÕES EXTERIORES (GCII-MIREX)*, em Luanda, aos 11 de Janeiro de 2026.-